O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a vinda de 12 funcionários para ocupar os cargos de auditores fiscais agropecuários e 7 técnicos analistas para atuarem na alfândega brasileira em Assis Brasil. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União. Em função da urgência das operações, os servidores assumem o cargo em julho e o treinamento (que normalmente ocorre em Brasília) deve acontecer em Rio Branco.
A informação foi repassada pelo próprio ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao colega de Senado e de partido Sérgio Petecão (PSD/AC). “Essa demanda é antiga e nós tínhamos que resolver porque não é razoável, em uma região estratégica como a nossa e em processo de mudança como a que nós estamos vendo, uma alfândega funcionar só até às 5 horas da tarde”, afirmou Petecão.
O superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Acre, Paulo Trindade, não conseguia esconder o entusiasmo com a informação. Atualmente, o Acre possui apenas um auditor fiscal agropecuário. “Agora, além desses 12 que estão chegando, vamos precisar entender a necessidade de mais um reforço, que eu estou chamando de uma segunda etapa desse processo. Os aeroportos de Cruzeiro do Sul e de Rio Branco vão passar por um processo de internacionalização e isso vai exigir mais profissionais”, alertou. “Nessa segunda etapa, estou prevendo a necessidade de termos mais oito servidores: três auditores e cinco analistas”. Mais detalhes sobre esse processo, em instantes.