O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Extrativistas e Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa), Josimar Ferreira, lamentou que a entidade não foi convidada para participar do lançamento do Projeto Verão 2025, realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre).
De acordo com Josimar, a direção do Deracre havia prometido que o sindicato seria chamado para o evento, mas isso não ocorreu. “Eles falaram que iam chamar a gente. Falaram pra mim que seria dia 29, e quando eu vi, já tinha sido feita a reportagem. Não convidaram e nem avisaram a gente”, afirmou.
O sindicalista classificou a situação como “mais uma falcatrua” e criticou a condução do governo do Estado. “Se eles tivessem nos chamado, poderíamos estar alinhados para trabalhar juntos”, disse. Ele informou ainda que enviou mensagens para a direção do departamento cobrando explicações, mas até o momento não recebeu resposta.
O Projeto Verão 2025, lançado na última sexta-feira (26), mobiliza 350 equipamentos e 35 equipes em operação para a recuperação de ramais e infraestrutura viária em todo o Acre. A operação, que também prevê a geração de 140 novos empregos, se concentrará em 4 mil quilômetros de ramais, com o objetivo de melhorar o acesso em diversas regiões do estado. A mobilização é uma das principais ações do Deracre para o período de estiagem, visando a recuperação e manutenção das estradas e ramais durante o verão.