Portal UOL informa que setor de soja dos EUA pede pausa na guerra tarifária com China

Correspondente do portal na Europa afirma que há setores da agricultura norteamericana que já falam em falência

Itaan Arruda
Soja dos EUA perde espaço na China e agricultores pressionam governo por fim das tarifas.

O portal UOL traz reportagem de destaque do correspondente na Europa, Jamil Chade, que informa: “Soja dos EUA pede pausa em tarifas com a China e já fala em falências”. A reportagem conversas com representantes de diversas associações e o que se houve é um consenso em torno da necessidade de que o governo norte americano reveja a postura.

Com um detalhe: os agricultores norte americanos já identificaram quem é o parceiro estratégico da China na ausência dos Estados Unidos no comércio do grão. “O temor do setor é de que uma prolongação das barreiras leve centenas de produtores à falência, diante da guinada de Pequim para substituir os bens americanos pela soja brasileira”, informa o correspondente.

A China é o maior mercado para os exportadores de soja dos Estados Unidos. São US$ 15 bilhões anuais para o gigante asiático. Uma quebradeira na cadeia produtiva da soja nos Estados Unidos comprometeria um mercado que movimenta US$ 125 bulhões por ano. Isso representa 0,6% do PIB norte americano e deixaria às margens da falência 500 mil produtores.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *