A vice-governadora Mailza Assis recebeu nessa segunda-feira, 8, um documento elaborado pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre com as pautas prioritárias do agronegócio no estado. A reunião, realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), contou com representantes da Fieac, Senar, produtores rurais e secretarias estaduais.
Entre as propostas apresentadas estão medidas para equilibrar a competitividade do milho acreano em relação a outros estados, isenção de ICMS para peças de reposição de máquinas agrícolas, reforço no quadro de técnicos do IMAC e do CAR para acelerar a validação de mais de 52 mil cadastros e adequação da legislação ambiental estadual à nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental. Também foi solicitado o aprimoramento do sistema de licenciamento para permitir protocolos remotos via gov.br.
O documento destaca ainda a necessidade de prioridade nas compras governamentais de produtos locais, com foco na agricultura familiar, manutenção de ramais e substituição de pontes de madeira por estruturas permanentes, além da ampliação da capacidade de armazenagem de grãos e polpas de frutas, especialmente na regional do Juruá. Outras pautas incluem política fiscal para a mandioca, incentivo à atração de investimentos em frigoríficos com inspeção federal e regras claras para a proteção de geoglifos, a fim de evitar bloqueios generalizados ao crédito rural.
Com informações da jornalista Geisy Negreiros.
