“É um dia de celebração”, diz Jorge Viana sobre queda das tarifas norte-americanas

Carnes, café, castanha e açaí tiveram tarifas alfandegárias retiradas por decreto pelo presidente Donald Trump

Itaan Arruda
Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, durante entrevista em que destacou o acordo com a empresa californiana Angelinus no comércio internacional do café.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, comemorou o decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, donald Trump, que anuncia a isenção da tarifa adicional de 40% a produtos brasileiros. Carne, café, castanha do Brasil, açaí são produtos que passaram a ser isentos desde ontem (20). “Hoje, o Brasil vive uma celebração”, diz Viana. “Já recebi telefonemas, mensagens de muitos setores do agronegócio e, especialmente, de brasileiros que querem o Brasil tendo protagonismo no mundo e, especialmente, com a maior economia do mundo que são os Estados Unidos”.

Jorge Viana lembra que, mesmo nos momentos de maior tensão, ele defendia a negociação, mesmo com os tensionamentos de ordem política contaminando o ambiente de negócios. “Desde o começo dessa crise, eu sempre falei: ‘não vamos desistir dos Estados Unidos’. Por quê? Porque tem um governo que tem posicionamento. O nosso tem outro”, lembrou. “Mas o presidente Lula foi sábio quando, mesmo com a Lei de Reciprocidade aprovada pelo Congresso, ele não a usou. Ele preferiu apostar na negociação com o multilateralismo, no diálogo. E quando ele se encontrou com o presidente Trump deu tudo certo”.

O presidente da ApexBrasil lembrou as várias instâncias de governo que foram fundamentais para o desfecho. “É um natal antecipado para quem trabalha nas exportações. Estão de parabéns o presidente Lula, o Itamaraty, o Mapa, o MDIC e a Apex Brasil. Nós trabalhamos muito e agora é celebrar o resultado. Os outros produtos são poucos, são importantes e nós vamos conseguir”.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *