EUA reduzem tarifa sobre carne bovina brasileira

Redução da tarifa de 50% para 40% melhora o ambiente para as exportações brasileiras e pode impulsionar nova alta da arroba, segundo o Cepea.

Frigoríficos acreanos empregam mais de 3 mil trabalhadores e enfrentam desafio com a saída crescente de bois para outros estados.

O ajuste tarifário anunciado pelo governo dos Estados Unidos no fim da última semana reduziu a alíquota aplicada sobre alguns produtos importados. Para a pecuária brasileira, a principal mudança foi na tarifa da carne bovina, que caiu de 50% para 40%. A medida passou a valer imediatamente, abrindo espaço para um ambiente mais favorável às exportações.

Segundo análise dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar de a tarifa permanecer elevada, o corte pode estimular maior competitividade da carne brasileira no mercado norte-americano. Isso tende a impactar o mercado interno, especialmente em um momento de oferta enxuta e exportações em ritmo firme.

A equipe do Cepea avalia que a nova sinalização dos EUA pode fortalecer o movimento de recuperação dos preços da arroba bovina. “Agora, com essa notícia dos Estados Unidos que conta positivamente para o clima do setor, pode ser que os preços retomem a trajetória de alta que vinham tendo. Aqui no Cepea vamos seguir acompanhando o que de fato acontece”, destacou o boletim.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile