O presidente da Caferon, Juan Calderon, anunciou, ao lado do presidente da Apex, Jorge Viana, e da presidente da BSCA (Associação Brasileira dos Cafés Especiais), a realização do “The Best os Canefora”, o maior prêmio do mundo de cafés especiais. Será uma espécie de “Oscar dos Cafés Especiais”.
Quando entrou no mercado, o canéfora amazônico era avaliado equivocadamente como uma commodity comum. Um trabalho de comunicação e de muita articulação da Apex colocou o café especial em um patamar à parte. “Era necessária uma avaliação diferenciada como essa que está sendo criada e apresentada aqui no Acre”, afirmou Vinícius Estrela, diretor Executivo da BSCA.
Provadores
O presidente da Apex, Jorge Viana também anunciou a criação de uma escola de provadores.
Serão formados profissionais treinados e certificados para pontuar e avaliar cafés. “O Acre não terá café especial se não tiver provadores especiais”, afirmou Viana. Em fevereiro, primeiro curso de provadores, financiado pela Apex, pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O curso acontece dentro da Embrapa no início do ano que vem.
