Coopercafé Purus será projeto piloto para outras três culturas

Açaí, banana e macaxeira são as prioridades da gestão de Gehlen Diniz no município de Sena Madureira

Itaan Arruda
Criação da Coopercafé é parte de uma ação que tem outras três culturas agrícolas como prioridade

A Cooperativa Agropecuária dos Cafeicultores do Vale do Purus é apontada por técnicos da administração do prefeito Gehlen Diniz como “um projeto piloto”. A Prefeitura quer iniciar com o café para chegar a três outras prioridades na agenda agrícola: banana, macaxeira e açaí.

A cooperativa foi criada ainda em novembro quando Gehlen Diniz ainda nem havia assumido de fato. A assessoria técnica tem o apoio do Sicoob e com o exemplo da Coopercafé do Juruá que tem como uma das lideranças o ex-colega de parlamento de Diniz, o agora produtor Jonas Lima.

A Prefeitura de Sena Madureira elaborou uma carta de intenções com a Embrapa que deve resultar na assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para que os pesquisadores do órgão federal coordenem a análise de solo indicando onde é mais viável plantar as culturas prioritárias.

No caso do café, especificamente, a Prefeitura de Sena Madureira se comprometeu a mecanizar um hectare de terra por produtor. O Município planeja instalar um viveiro de mudas de café, semelhante ao que ocorreu em Mâncio Lima.

A cooperativa tem capital social de R$ 250 mil.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *