Em 30 dias, Governo do Acre quer apresentar o Ceasa Digital

De acordo com a diretoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Seagri, já existem 600 produtores cadastrados

Itaan Arruda

O Governo do Acre quer apresentar o programa Ceasa Digital nos próximos 30 dias. Está faltando apenas ser concluída a licitação de licenças para definir as plataformas digitais que vão dar suporte à venda pela internet.

“O nome do projeto é Agricultor Digital, mas o que as pessoas naturalmente chamaram foi de Ceasa Digital”, comemora Thiago de Almeida, diretor de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Agricultura. “Já estamos com seiscentos produtores cadastrados”.

Na prática, o Ceasa Digital é um aplicativo de compra e venda. Só que é um aplicativo específico para produtores rurais e consumidores que pode ser o consumidor comum ou o dono de uma outra empresa que queira comprar em maior quantidade.

A Seagri entende que essa é uma forma de “aproximar” o produtor do consumidor. Caso o projeto seja aceito pela população, essa “aproximação” diminui a força de uma figura já bem conhecida da Ceasa: o atravessador.

A secretaria não tem pretensões, por enquanto, de oferecer, no aplicativo a possibilidade de pagamento. O Ceasa Digital vai servir como uma espécie de “vitrine”: o consumidor vê, gosta e informa que quer comprar. O pagamento acontece via-pix ou pessoalmente na hora da entrega. No Ceasa Digital, o produtor é quem vai até o consumidor.

O diretor tem à disposição dele uma profissional que foi contratada exclusivamente para dar suporte ao produtor que se cadastrou e tem dúvidas do funcionamento do mecanismo. Quando o produtor aciona essa profissional, ela vai até o produtor e passa as orientações.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *