Durante coletiva sobre a primeira exportação de produtos acreanos para as Filipinas, realizada nesta quinta-feira, 31, o governador Gladson Cameli destacou a importância da integração com o mercado internacional e defendeu novos investimentos em infraestrutura logística no estado.
A exportação, realizada pela empresa Dom Porquito, será feita por meio do porto de Chancay, no Peru, e marca a abertura de uma nova rota comercial entre o Acre e o continente asiático.
“Eu disse algumas vezes, quando o porto de Chancay foi inaugurado, agora não tem como o Acre não se desenvolver”, afirmou Camelí.
O governador ressaltou que a operação, que envolve inicialmente cerca de 230 mil dólares, representa apenas o começo de um processo contínuo de crescimento.
“Depois que abre a porta, não tem volta. É só crescimento. Esse é um negócio que vai se tornar mensal e deve chegar a movimentar mais de 600 mil dólares para a Dom Porquito”, disse.
Camelí também enfatizou a importância da união entre o governo, a iniciativa privada e demais instituições para tornar esse tipo de operação possível. Ele Aproveitou ainda para lançar um desafio ao setor empresarial.
“Se alguém da iniciativa privada tiver coragem de construir um aeroporto internacional alfandegado na região do Alto Acre, para exportação e importação de carga, vai ganhar um dinheiro mais bom. O potencial está aí”, declarou.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram