Nota Pública sobre o registro de mortandade de peixes no Rio Muru, em Jordão

Redação

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), vem a público informar que ao tomar conhecimento, por parte da Prefeitura de Jordão, acerca da mortandade de peixes registrado no Rio Muru, adotou medidas imediatas para a apuração dos fatos.

Considerando a relevância socioambiental do Rio Muru para as comunidades ribeirinhas locais – como fonte de alimentação, abastecimento e subsistência, serão adotadas as seguintes ações:

I. Deslocamento de uma equipe técnica composta por profissionais da Sema e da Defesa Civil nesta quinta-feira, 17, para realização de uma vistoria técnica nos trechos afetados do rio;

II. Serão coletadas amostras de água para análise físico-química e microbiológica;

III. Realização de registros de campo e escuta ativa das comunidades atingidas.

IV. As amostras coletadas serão enviadas para análise laboratorial, com o objetivo de identificar as possíveis causas da mortandade dos peixes. A partir dos resultados, a Sema avaliará medidas emergenciais e ações preventivas para contenção e mitigação dos impactos ambientais.

O governo do Acre reforça seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e manterá a população informada sobre os desdobramentos do caso, por meio de notas técnicas oficiais.

Renata Souza
Secretária de Estado do Meio Ambiente em exercício

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *