A Defesa Civil começou pelo Jardim Panorama as ações de mitigação contra os efeitos da estiagem que já são sentidos em pelo menos 42 comunidades rurais de Rio Branco. No local, existem 600 famílias (aproximadamente, 2,5 mil pessoas).
Há 20 caixas com 5 mil litros de água na comunidade. Além desses pontos comuns que garantem a distribuição às casas, há unidades particulares que são feitas ofertas de água diretamente. Ao todo, a Defesa Civil se prepara para distribuir 150 mil litros de água no local.
Esse trabalho é apenas um dos trabalhos previstos na Operação Estiagem. A comunidade do Jardim Panorama, tecnicamente, não é classificada como um bairro. Por isso, a Prefeitura de Rio Branco entende que ali é uma área rural.
“Nós vamos seguir com esse trabalho até meados de dezembro”, informa o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Claudio Falcão. “E esse serviço de distribuição de água é apenas um dos serviços que fazemos”.
Além de garantir segurança hídrica a essas 42 comunidades rurais no entorno da Capital, a Defesa Civil também distribui cestas básicas e vestimenta, em parceria com órgãos federais como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Conab e Receita Federal.