Em mais uma noite de animação na Arena de Rodeios, a Prova do Laço trouxe animação e euforia para plateia e competidores. A competição, que é tradição na feira, voltou a brilhar na 20ª Expoacre Juruá, agitando a arena e eletrizando a plateia nesta edição histórica que comemora duas décadas do evento.
A competição, que reuniu mais de 40 duplas na terça-feira, 2, numa disputa acirrada em que o menor tempo faz toda a diferença, é um oferecimento do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), visando a permanente valorização das ações e atrativos da modalidade equestre.
A prova e seus espectadores
A Prova de Laço em dupla com cavalos é uma modalidade do rodeio cronometrado, que exige muita habilidade, precisão e trabalho em equipe, sendo praticada por dois cavaleiros: o laçador de cabeça e o laçador de pés, tudo isso em menos de cinco segundos, tempo que pode mudar os rumos da competição. Cada segundo conta e as duplas competem não apenas pela vitória, mas pelo alto desempenho, performance e sintonia entrosada entre cavalo e cavaleiro.
A arena, composta por amantes da Prova do Laço, celebrou cada laçada com gritos e aplausos, tornando a noite um momento de pura adrenalina. Nesse calor da competição, o ambiente toma proporções de espetáculo, com público atento e em êxtase a cada laçada bem-sucedida.
No meio desses espectadores, a jovem Lorena Tomé, apaixonada por cavalos desde criança, falou de seu amor por esse esporte: “As provas equestres são muito apaixonantes, pois elas unem amigos e famílias e nos dão ânimo, porque o cavalo é um ser enviado por Deus e nos traz felicidade”.
Ainda dentro dessa categoria de apaixonados pelos cavalos, Vitória Borges, que pratica atividades equestres em rancho familiar e em competições, destaca a grandeza dessa modalidade: “A Prova de Laço é um esporte maravilhoso. Hoje eu vim para prestigiar meus amigos, pois, como praticante dessas provas equestres, sei como é importante a torcida”, destacou.
A jovem ainda frisou sua emoção e sentimentos ao realizar treinos ou provas dessa modalidade: “Quando tenho um dia muito cansativo e estressante, é no meu cavalo que eu encontro aquele pontinho de paz interior”, finalizou.
Os campeões da Prova do Laço
Entre os 40 competidores, a dupla Matheus Nunes e Allen Aquino foram os vencedores. Demonstrando muita habilidade e performance, os campeões superaram os demais e chegaram à vitória.
Muito emocionado, Allen Aquino exibe felicidade no sorriso e nas palavras: “Fiquei muito feliz em ter sido o grande campeão na maior prova do Vale do Juruá. Queria agradecer primeiramente a Deus por isso e às pessoas que torceram por mim. Lembro muito bem de anos atrás, eu garoto ainda, assistindo a Prova de Laço em Dupla na arquibancada, e falei pra mim mesmo que um dia iria estar ali competindo, e anos depois consegui realizar o meu sonho e ser campeão da Expoacre Juruá, sonho esse que veio em dose dupla com o primeiro e terceiro lugar da prova”, contou.
Experiente nesse tipo de competição e apaixonado por cavalos desde criança, Vanderson Luíz Cavalcante Júnior falou de sua participação na prova e a conquista do segundo lugar, junto com seu parceiro de prova, Cleiton Rosas: “Comecei no meio do cavalo quando era ainda pequeno, sempre muito apaixonado pela modalidade Laço em Dupla. Comecei a ir a campeonatos e em alguns sempre me destacava, como na arena da Expoacre Juruá, em edições anteriores”, contou.
A Prova de Laço na Expoacre Juruá 2025 reforça a tradição do campo e emociona o público, celebrando a força e a habilidade dos competidores que mantêm viva a cultura da modalidade equestre na feira de exposição do Juruá, marcando um caminho de superação e conquistas para seus admiradores e praticantes.
(Texto de James Rodrigues, Extraído da Agência de Notícias do Acre)