Caso suspeito de gripe aviária acende sinal vermelho na avicultura regional

Com Brasil em surto, Pará corre contra o tempo para evitar avanço da gripe aviária

Luiz Eduardo Souza

Em 2025, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) registrou 11 notificações de síndromes respiratórias e nervosas em aves. Dessas, sete amostras foram coletadas e testadas com resultados negativos para a doença, enquanto quatro casos foram descartados após avaliação preliminar. 

Para manter o estado livre da doença, a Adepará realiza ações de vigilância em 268 granjas comerciais e também na avicultura de subsistência. Em 2024, já foram feitas 1.509 inspeções em criações domésticas e 267 em unidades industriais. 

Além disso, um caso suspeito de gripe aviária foi identificado em uma criação de subsistência no estado na cidade de Eldorado dos Carajás e está atualmente sob análise laboratorial. Este é um dos cinco casos suspeitos em investigação no Brasil, que incluem também ocorrências em Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Sul. 

Em âmbito nacional, desde 2023, o Brasil registrou aproximadamente 3.000 casos suspeitos de gripe aviária, com 168 confirmações. Desses, 164 foram em animais silvestres, três em criações domésticas e um em produção comercial. 

A Adepará continua a reforçar as medidas de biossegurança e a realizar campanhas educativas para orientar produtores e a população sobre a importância da prevenção e da notificação imediata de casos suspeitos. A colaboração entre os órgãos de defesa agropecuária e os produtores é fundamental para manter a sanidade do plantel avícola no estado.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *