Robusta impulsiona exportações globais de café, calcula OIC

Volume embarcado no terceiro mês da safra 2025/26 alcançou 11,94 milhões de sacas, segundo a Organização Internacional do Café

Luiz Eduardo Souza
Decisão foi tomada em dezembro e publicada no Diário da União nesta segunda (5). (Foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)

As exportações mundiais de café totalizaram 11,94 milhões de sacas de 60 quilos em dezembro, terceiro mês da safra 2025/26, registrando crescimento de 10,45% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram embarcadas 10,81 milhões de sacas. Os dados constam no relatório mensal divulgado pela Organização Internacional do Café (OIC).

Com esse desempenho, o comércio global da commodity manteve ritmo positivo no início da safra. Nos três primeiros meses do ciclo 2025/26, as exportações somaram 33,76 milhões de sacas, volume 5,5% superior ao registrado no mesmo intervalo da temporada anterior, que foi de 31,99 milhões de sacas.

Apesar do avanço no curto prazo, o comportamento das exportações varia conforme o tipo de café. Nos 12 meses encerrados em dezembro, os embarques de café arábica totalizaram 84,67 milhões de sacas, ligeiramente abaixo das 85,72 milhões de sacas exportadas na temporada anterior, o que representa queda de 1,12%.

Em contrapartida, o café robusta apresentou desempenho expressivamente melhor. No mesmo período de 12 meses, as exportações da variedade cresceram 8,83%, saltando de 52,89 milhões para 57,56 milhões de sacas. O resultado reforça a maior participação do robusta no comércio internacional, impulsionada pela demanda da indústria, especialmente para cafés solúveis e blends.

Segundo a OIC, o crescimento das exportações globais reflete uma combinação de fatores, como recuperação gradual da oferta em alguns países produtores, recomposição de estoques e maior dinamismo do comércio internacional, mesmo em um cenário marcado por incertezas econômicas e geopolíticas.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *