Os deputados estaduais Pedro Longo (PDT) e Eduardo Ribeiro (PSD) receberam na tarde desta segunda-feira representantes de três laticínios do entorno de Rio Branco. Laticínios Copel, Extra e Buriti representaram as 400 famílias que produzem leite na região.
“Há vários gargalos que precisam ser resolvidos. O primeiro a ser priorizado foi relacionado às compras governamentais e os deputado estão dispostos a mediar diálogo com o governo”, informou Mamed Dankar, ex-vereador, servidor da Seagri e um dos mediadores do encontro.
Os representantes dos laticínios apresentaram o resultado de um processo licitatório em que uma secretaria de Estado adquiriu 2 milhões de litros de leite de caixinha e apenas 40 mil litros de leite “barriga mole” (leite de saquinho).

Acesso à crédito, demora no pagamento por parte das secretarias de Estado (muitas vezes demoram até três meses para pagar as cooperativas que, por sua vez, não têm como pagar os cooperados), falta de assistência técnica. Foram alguns dos pontos apontados pelos representantes dos laticínios.
Os parlamentares se comprometeram a conversar com as principais secretarias que demandam o consumo de leite e que cuidam o setor produtivo para apresentar uma linha de atuação mais organizada e efetiva para ajudar os produtores de leite.
