O jornal Valor Econômico classifica como “surpreendente” a possibilidade da vinda de executivos japoneses para avaliar a cadeia produtiva da carne bovina brasileira. O compromisso é uma das consequências da visita de chefe de Estado que o presidente Lula faz ao Japão.
“Após décadas de demandas que acabavam sem respostas, o governo de Tóquio finalmente deu o primeiro passo para que o comércio de produtos brasileiros competitivos no mercado internacional, como a carne bovina e o biodiesel, entrem no mercado japonês”, afirma o correspondente Shinichiro Nakaba.
Ontem, o presidente Lula teve um encontro com empresários brasileiros do setor pecuário. Na ocasião, diante da presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o presidente brasileiro falou para os empresários, segundo noticiou a Agência Brasil. “O presidente abre portas, mas quem sabe fazer negócios são vocês”, comparou o presidente.
Hoje (26), segundo o jornal Valor Econômico, “o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, afirmou que vai manter contato com o presidente Lula para que os investimentos japoneses mantenham o fluxo para o Brasil”.
Após mais de 10 anos de negociação, o Japão dá indicativos de que vai avançar na utilização de biodiesel. A ideia é usar o combustível brasileiro na aviação japonesa.