O presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, Assuero Veronez, buscou apoio político na Assembleia Legislativa do Acre para resolver uma antiga demanda: a redução dos custos cartorários do Acre. A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu na Comissão de Orçamento e Finanças.
Essa demanda acaba também tendo impacto em outro segmento econômico representado por Assuero Veronez, que é o segmento da Agricultura. Veronez preside a Federação da Agricultura e Pecuária (Faeac) e essa demanda dos custos cartoriais nas relações comerciais envolvendo propriedades agrícolas é motivo de reclamações há muito tempo.
“Os serviços cartorários do Acre têm valores muito expressivos, muito acima do que os praticados em outros estados brasileiros e isso precisa ser analisado e ponderado. A economia depende muito da redução desses custos”, avaliou.
Ainda não se tem exatamente precisão sobre qual instrumento jurídico será acionado pelos parlamentares para auxiliar a Faeac. “Estamos analisando com alguns deputados, para alguns setores, para alguns serviços cartorários que são praticados, como pode haver algum tipo de relação mais plausível, mais aceitável, que não onere tanto aos empresários de um modo geral.