Os moradores do “Ramal do Polo” [Polo Wilson Pinheiro] estão desesperados com receio de serem atacados por uma onça que está rondando a região. Alguns agricultores já viram o animal e até registraram as pegadas.
“Nós já informamos o pessoal do Ibama, do Imac. Eles estão sabendo de tudo, mas não tomam providências”, reclama a presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais do Polo Wilson Pinheiro e Adjacências, Celex Sandra Camatio Barreto de Andrade. “Minha filha anda nesse ramal para ir à escola, os filhos dos meus vizinhos brincam no quintal. Ou eles vêm buscar essa onça ou os moradores vão dar um jeito”.
Alguns agricultores relacionam a presença do felino em região habitada aos projetos de manejo madeireiro que estão sendo executados na região da Transacreana. Com o habitat sendo derrubado, o animal busca alimentos em outras áreas.
Quem viu o felino garante que ele está com a coleira de monitoramento. “Minha vizinha estava lavando louça e viu o bicho passando no quintal. Estava com a coleira com o chip”, reforça Celex Sandra, da associação.
Os moradores dizem que a presença dos técnicos ambientais que estiveram no local (não ficou claro se eram do Imac ou Ibama) pediram até para que os moradores filmassem. “A gente lá quer filmar nada. Nós estamos é nervosos (sic) com esse bicho podendo matar nossos filhos”.