O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) divulgou nota informando que mantém equipes de trabalho em pontos críticos de ramais em várias comunidades rurais do estado.
O esclarecimento acontece após grande repercussão de um vídeo gravado pelo vereador Josafá Vale (União Brasil), no município de Cruzeiro do Sul. O parlamentar, para criticar a falta de manutenção nos ramais, usou da ironia com os colegas do mesmo campo político Nikolas Ferreira, Ulysses Araújo e Marcio Bittar, que realizam caminhada entre Minas Gerais e Brasília. “É fácil caminhar em uma rua asfaltada”, compara o vereador, andando em um ramal completamente enlameado.
E ele não estava só. As imagens mostram diversas pessoas se arrastando com cuidado no meio da lama. O vídeo acaba sendo forte pela simplicidade e pelas imagens que mostra. A assessoria do parlamentar simplesmente liga a câmera e aponta para a estrada. Não há efeitos especiais, nem inteligência artificial para manipular imagens. Mostra-se o que está na rotina do trabalhador rural de Cruzeiro do Sul.
O vídeo irônico do vereador de Cruzeiro do Sul ganha em força porque acaba mostrando, de uma maneira muito simples, como a rotina de alguns parlamentares federais em Brasília está muito distante do cotidiano do povo do Acre, com demandas reais e urgentes.
De forma muito diplomática, a nota do Deracre também oferece a mesma linha de raciocínio. “O órgão reforça que o enfrentamento das demandas nos ramais exige atuação conjunta, com fiscalização, articulação política e busca por recursos, papel que envolve todos os poderes constituídos”, sugere a presidente Sula Ximenes.
NOTA DO DERACRE
O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) informa que, em razão do período chuvoso intenso, os serviços executados por empresas contratadas encontram-se temporariamente paralisados, conforme critérios técnicos e contratuais, situação devidamente sinalizada nos trechos.
Mesmo com a suspensão das frentes contratadas, o Deracre mantém equipes próprias em campo, atuando de forma emergencial na retirada de pontos críticos em ramais, garantindo condições mínimas de trafegabilidade e apoio às comunidades.
A manutenção rotineira de ramais é atribuição dos municípios. Ainda assim, o Deracre presta apoio pontual sempre que necessário, de forma colaborativa e responsável.
O órgão reforça que o enfrentamento das demandas nos ramais exige atuação conjunta, com fiscalização, articulação política e busca por recursos, papel que envolve todos os poderes constituídos.
Sula Ximenes
Presidente do Deracre
