Idaf destaca importância do cadastro de áreas de soja

Sanidade das lavouras no Acre é o objetivo do cadastro

Redação
Por
Cadastro pode ser feito pelo site do Idaf, por meio do Sisdaf. (Foto: Fabiana Matos/Idaf)

Com a expansão da produção de soja no Acre, o acompanhamento das áreas cultivadas torna-se ainda mais importante para garantir a sanidade das lavouras e a segurança da produção agrícola.

O cadastramento das áreas de plantio é essencial para o monitoramento da ferrugem asiática e para o fortalecimento das ações de defesa fitossanitária no estado. A partir dessas informações, o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), identifica a localização das propriedades e planeja ações de prevenção, fiscalização e controle de pragas e doenças que afetam a cultura.

Segundo a coordenadora do Programa de Sanidade das Grandes Culturas do Idaf, Ligiane Amorim, a intensificação das ações preventivas é fundamental nesse cenário. “A soja está em crescimento no Acre, por isso precisamos reforçar a importância do período de vazio sanitário, de semeadura da soja e do cadastro como forma de prevenção e controle de doenças e pragas, garantindo lavouras sadias, com melhor produtividade e qualidade dos grãos”, destaca.

O levantamento das áreas plantadas permite ao Idaf executar as ações de defesa fitossanitária previstas no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), além de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas ao setor.

O cadastro é obrigatório e deve ser realizado anualmente pelos produtores de soja. O sojicultor deve registrar as áreas de plantio e declarar conformidade com o cumprimento do período de vazio sanitário da cultura, medida essencial para reduzir a incidência da ferrugem asiática.

Ligiane Amorim reforça que o prazo para regularização está se esgotando: “Estamos na etapa final do calendário de semeadura e do cadastro, que se encerra no próximo dia 8 de janeiro. Por isso, pedimos aos produtores que não deixem para a última hora a regularização de suas unidades de produção”.

O procedimento pode ser realizado de forma online, por meio do site do Idaf e do Sistema de Defesa Agropecuária e Florestal (Sisdaf) pelo link share.google/1gsBrMXdAejQ65vuH. Produtores já cadastrados podem acessar o sistema durante a campanha para incluir a cultura da soja, informar a área plantada e responder às perguntas relacionadas ao plantio. Aqueles que ainda não possuem cadastro ou que estejam com informações incompletas também podem solicitar o registro de forma online, enviando a documentação exigida, ou procurar a unidade do Idaf em seu município. Após a aprovação, o produtor terá acesso ao sistema para cadastrar o plantio em sua propriedade.

O Idaf reforça que o prazo final do período de semeadura da soja e do cadastro se encerra na próxima quinta-feira, dia 8. O cumprimento do calendário é fundamental para a organização do ciclo da cultura no estado e é pré-requisito para a adoção de medidas de defesa sanitária vegetal, especialmente durante o período de vazio sanitário. O descumprimento do requisito pode resultar em sanções previstas em legislação.

(Texto de Fabiana Matos, extraído da Agência de Notícias do Acre)

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *