Seict anuncia experimentos com fertilizantes russos para janeiro

Empresa russa pode se instalar na ZPE e alcançar o mercado do Centro-Oeste brasileiro por meio de uma rota desconhecida de Moscou

Itaan Arruda
Assurbanipal Barbary de Mesquita pontua que empresas russas de fertilizantes já atuam na Bolívia e também no Maranhão. "Eles desconheciam essa rota Acre/Peru", afirma. (Foto: Wisley Ramalho)

O Governo do Acre inicia experimentação de fertilizantes trazidos da Rússia já para o mês de janeiro. A medida é consequência de uma missão institucional acreana que visitou Moscou há 15 dias divulgando a rota Acre/Peru. O anúncio do experimento em áreas agrícolas do Acre foi feito pelo secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Barbary de Mesquita no programa agro24cast.

A Procuradoria Geral do Estado estuda a elaboração de um Termo de Cooperação entre o Governo do Acre e a entidade União de Produtores de Fertilizantes de Solos da Rússia. Trata-se de uma entidade que reúne cerca de 300 empresas do segmento. É uma gigante do setor, com agenda de exportação para todo o mundo.

“Eles já têm empresas atuando na Bolívia e também no Maranhão. Mas desconheciam a rota Acre/Peru”, relata o secretário. “Um dos produtos será trazido para cá para um experimento e a ideia é que, no futuro, essa empresa se instale na ZPE e passe a produzir os fertilizantes aqui”.

A ZPE está alfandegada desde 2012. Foi a primeira do país a concluir o processo. Mas até hoje ainda não entrou em operação. O Governo do Acre finaliza os procedimentos para que a Receita Federal possa se instalar na unidade.

Caso a empresa russa se instale na ZPE, ela terá uma rota estratégica de inserção no mercado brasileiro, podendo garantir o transporte do produto pelo modal rodoviário até a região Centro-Oeste do país, a que mais demanda correção do solo.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *