Acre discute sistemas integrados e monitoramento climático na COP30

Experiências do Maranhão e estratégias da Embrapa destacam caminhos para fortalecer cadeias produtivas amazônicas

Por
Painel abordou os sistemas integrados e monitoramento climático nas cadeias produtivas amazônicas. Foto: cedida

O governo do Acre participou, na manhã desta quinta-feira (20), de um painel na Casa da Biodiversidade durante a COP30, em Belém (PA). O debate tratou de sistemas integrados e monitoramento climático aplicados às cadeias produtivas da Amazônia.

O evento foi moderado pelo secretário adjunto de Agricultura do Acre, Edivan Azevedo, e reuniu representantes do Maranhão e da Embrapa: Marco Bomfim (Embrapa-MA), Jadiel Lins (Plano ABC+ Maranhão), Ricarte Almeida (Agricultura Familiar-MA) e Sérgio Delmiro (Agricultura e Pecuária-MA).

O painel apresentou a experiência do sistema agroalimentar do babaçu, que tem orientado a estratégia da Embrapa Maranhão com foco em bioeconomia, sistemas integrados e inovação social. Foram destacadas tecnologias desenvolvidas em parceria com comunidades, apontadas como referência para fortalecer territórios amazônicos.

Edivan Azevedo destacou a importância da troca entre os estados e mencionou iniciativas como o Projeto Fruta Nossa, o Consórcio Agroalimentar do Babaçu e práticas de florestas produtivas no Maranhão, que podem inspirar novos modelos para a Amazônia.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile