Cooperação Internacional Suíça anuncia repasse de R$ 33 milhões ao Fundo Amazônia

Recursos reforçam ações de combate ao desmatamento e promoção do desenvolvimento sustentável na região

O Brasil vai receber 5 milhões de francos suíços, o equivalente a cerca de R$ 33 milhões, destinados ao Fundo Amazônia. O anúncio foi feito neste domingo (9) pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, durante o evento “Presença Suíça na COP30”, realizado em Belém (PA).

Criado em 2008, o Fundo Amazônia financia projetos voltados à preservação ambiental, ao combate ao desmatamento e ao fortalecimento do desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. Gerido pelo BNDES, o fundo é abastecido por doações não reembolsáveis de governos estrangeiros e empresas brasileiras.

Desde sua retomada em 2023, após a suspensão durante o governo anterior, a iniciativa também passou a apoiar o aprimoramento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento em todo o território nacional e em outros países tropicais.

Até o momento, o Fundo Amazônia já financiou 144 projetos, beneficiando mais de 600 organizações comunitárias e cerca de 260 mil pessoas em diferentes estados da região amazônica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile