Quatro produtores de café robusta amazônico do Acre conquistaram reconhecimento nacional ao ficarem entre os 30 melhores cafés do Brasil no concurso Coffee of the Year 2025 (Café do Ano). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 24, pelos organizadores do evento, que é um dos mais importantes do setor cafeeiro do país.
Os vencedores serão conhecidos no dia 7 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG) — um dos maiores encontros do mundo voltados à cadeia produtiva do café.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Luís Tchê, o resultado é fruto de um trabalho contínuo de incentivo e valorização dos cafeicultores acreanos. A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com instituições e programas de fomento, tem investido nos últimos anos em capacitações técnicas, entrega de mudas e calcário, análises de solo e na realização do concurso Qualicafé, que estimula a melhoria da produção e reconhece os melhores cafés do estado.
“Esse resultado mostra que o Acre está no caminho certo, valorizando o produtor e mostrando que é possível produzir café de alta qualidade na Amazônia”, destacou o secretário de Agricultura, Luís Tchê.
Os produtores acreanos finalistas do Coffee of the Year 2025 são:
•Luiz Ferreira das Chagas – Sítio São Francisco, Cruzeiro do Sul
•Felipe de Lara Caffer – Colônia Simpatia, Acrelândia
•Vanderlei de Lara – Colônia Lara, Acrelândia
•Wagner Alvares – Estância Taquarí, Acrelândia
O Acre vem se consolidando como um dos novos polos de produção de café robusta amazônico no país, unindo sustentabilidade, qualidade e potencial de expansão para o mercado nacional e internacional.
(Texto de Andréia Nobre, extraído da Agência de Notícias do Acre)
