Segunda-feira será de calor e aumento das nuvens no Acre

Chuvas isoladas podem ocorrer no fim da tarde em algumas regiões; temperaturas continuam altas em todo o estado

Luiz Eduardo Souza
De acordo com o Climatempo, na Capital, não há previsão de chuva para este domingo (Foto: Itaan Arruda)

A segunda-feira (20) será marcada pelo predomínio do calor e aumento gradual das nuvens em várias partes do Acre. A atuação de áreas de instabilidade vindas da Amazônia Ocidental começa a favorecer o retorno das chuvas típicas do período de transição para o inverno amazônico, que se intensifica a partir de novembro.

🔹 Alto Acre

Em cidades como Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, o dia começa com sol forte e poucas nuvens. À tarde, o calor pode favorecer pancadas rápidas e isoladas de chuva. As temperaturas variam entre 23°C e 34°C, com sensação térmica próxima dos 37°C nas horas mais quentes.

🔹 Baixo Acre

Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari terão uma segunda-feira de sol entre nuvens, com possibilidade de chuva passageira no fim do dia. Os termômetros ficam entre 24°C e 35°C. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 40% e 85%, indicando leve melhora nas condições de conforto térmico.

🔹 Vale do Purus

Em Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, o tempo segue abafado, com períodos de sol e aumento das nuvens ao longo do dia. Há chance de pancadas de chuva à tarde, acompanhadas de trovoadas isoladas. As temperaturas variam de 23°C a 33°C.

🔹 Vale do Juruá

No Vale do Juruá, que abrange Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, o clima será típico da transição para o período chuvoso: manhã de sol e tarde com nuvens carregadas. Pancadas de chuva são mais prováveis nesta região, com temperaturas entre 23°C e 32°C.

De modo geral, o calor continua predominando em todo o estado, mas o avanço da umidade e o aumento das formações de nuvens indicam que o Acre começa a deixar para trás o período seco e caminha para o retorno das chuvas mais regulares nas próximas semanas.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *