O governo do Acre realiza nesta quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5, as últimas atividades da Campanha de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos nos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano. A iniciativa, que faz parte do calendário de 2025, é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com a Associação das Revendas Agrícolas do Estado do Acre (Araac) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).
Ao longo do ano, a campanha percorreu diferentes regiões do estado, passando por Brasileia, Xapuri, Acrelândia, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Em Brasileia, a ação também atendeu produtores de Epitaciolândia e Assis Brasil, ampliando o alcance da iniciativa e garantindo maior adesão dos agricultores.
De acordo com técnicos do Idaf, a descentralização das atividades tem sido fundamental para o fortalecimento do programa. Antes, os produtores precisavam se deslocar até Rio Branco para realizar a devolução das embalagens. Agora, com os pontos de coleta itinerantes, a logística se tornou mais acessível, resultando em maior participação e contribuindo para a destinação correta dos resíduos.