Setembro marca transição da safra de frutas no Acre

Açaí começa a ganhar espaço enquanto abacaxi, graviola e cajá chegam ao fim da colheita

Luiz Eduardo Souza
Plano Safra 2025/2026 teve o maior aporte de recursos da história do plano, mas críticos ao governo alegam que há distorções e dificuldade de acesso ao recurso (Foto: Reprodução)

O mês de setembro é de transição para a fruticultura acreana. Algumas espécies nativas e cultivadas se despedem das feiras e mercados, enquanto outras começam a ganhar espaço e aquecer a comercialização. O período movimenta produtores e consumidores, já que a oferta varia conforme as safras locais.

Entre as frutas que entram na safra em setembro, o destaque vai para o açaí, bastante consumido no estado e que deve ter maior oferta até novembro. Outro fruto que começa a aparecer com mais intensidade é a jabuticaba, cuja colheita se estende até outubro, garantindo variedade nas bancas de feiras e mercados regionais.

Já entre as frutas que encerram sua temporada, estão o abacaxi, a graviola, o uxi e o cajá, que tiveram boa oferta desde junho e começam a deixar de aparecer em abundância neste mês. Essa mudança marca o fim de um ciclo e abre espaço para novos sabores da época, fortalecendo a produção regional e reforçando a importância da sazonalidade na alimentação acreana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *