Fiscais agropecuários e analistas anunciados pelo Mapa também vão operar na ZPE

Parte dos 12 servidores que virão ao Acre vai trabalhar em Senador Guiomard, justamente para poder operar na Zona de Processamento de Exportação

Itaan Arruda
ZPE do Acre deve contar com atuação direta de servidores do Mapa

A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) acompanha o processo de admissão dos servidores do Mapa que irão atuar na Tríplice Fronteira e também na Capital. O Governo do Acre trabalha com a perspectiva de que os servidores estarão operando a partir de setembro e não em julho, conforme anunciado pela superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Acre.

Na segunda-feira (19), o secretário de Estado de Indústria, Assurbanipal Barbary de Mesquita, entregou ao vice-prefeito da cidade chinesa de Xiamen, Zhuang Rongliang, um protocolo de intenções de parcerias. O encontro ocorreu no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na bagagem, o secretário Barbary de Mesquita tinha a ZPE acreana como um produto estratégico.

“Xiamen é uma cidade portuária. Está entre as dez maiores cidades portuárias da China”, identifica Barbary de Mesquita. “Queremos estabelecer parcerias com essa cidade e, claro, atrair empresas chinesas para cá. Eles querem fazer produtos Made in Brazil”.

O Governo do Acre quer aproveitar o cenário de insegurança criado com a Guerra Tarifária entre China e Estados Unidos e se apresentar como um parceiro comercial chinês, consolidando a rota Quadrante Rondon.

Essa é a estratégia do Governo do Acre. E a Zona de Processamento de Exportação, nesse cenário, é um instrumento fundamental para o Acre e elementar para Xiamen. “Elementar” porque as Zonas Especiais de Exportação (como são chamadas por lá) fazem parte da rotina econômica chinesa há, pelo menos, 40 anos.

“A ZPE está finalizando a sua reconfiguração. Estamos adequando a área alfandegária. Esse ano, vamos ter a ZPE operando plenamente. Nosso trabalho, agora, é atrair negócios”, explicou o secretário Assurbanipal Barbary de Mesquita.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *