Cadeia Produtiva do café é apresentada à comitiva do Fórum de Governadores

Comunidade demonstra as particularidades de se produzir café e cacau na região amazônica

Itaan Arruda
Missão internacional conhece cultivo sustentável de café no Ramal Granada. Foto: Diego Gurgel

Comunidade do Ramal Granada, em Senador Guiomard, recebe hoje uma missão de gestores da Indonésia, Estados Unidos, México, Bolívia e Peru que integram a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas. O grupo deve conhecer o processo produtivo do café e do cacau.

“O roteiro inclui visitas a áreas de cultivo de cacau e café, culturas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado. No setor do café, os governadores visitarão a propriedade do senhor Celso Timporim, agricultor familiar que se tornou referência em boas práticas na cafeicultura”, afirma Michelma Lima, engenheira agrônoma e coordenadora do Núcleo da Cafeicultura da Secretaria de Estado de Agricultura.

Timporim é viverista, produz as próprias mudas, cultiva o café com manejo sustentável e realiza todo o processo de beneficiamento e processamento do grão na propriedade, agregando valor e qualidade ao produto final. “O trabalho dele é reconhecido no QualiCafé, o concurso de qualidade de cafés especiais do Acre, no qual foi um dos produtores premiados”, afirmou a coordenadora.

A visita tem como objetivo destacar iniciativas como a do cafeicultor Celso e relacionar com os conceitos e propostas debatidas na 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, encontro dos gestores de 11 países coordenado pelo Acre.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *