Cotação do cacau no Acre segue alta influenciado por demanda da Páscoa e cotações nacionais

Valor do produto acompanha médias dos principais estados produtores do Brasil e sofre impacto da cotação internacional na Bolsa de Nova Iorque

Luiz Eduardo Souza
Cacau do tipo Amelonado é o mais cultivado no Brasil e tem aroma suave; árvore pode produzir por até um século

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, o preço do cacau no Acre está diretamente relacionado aos valores praticados nos estados do Pará, Bahia e Espírito Santo, que são os maiores produtores do Brasil. Em média, o preço do cacau na Bahia e no Espírito Santo é de R$ 54 por quilo, enquanto no Pará o valor médio está em R$ 52 por quilo.

Preço do cacau no Acre tem relação com o valor praticado em outros estados, além de influência internacional

Em entrevista ao ac24agro, o pesquisador Marcos Rocha explicou que o valor do cacau está atrelado a diversos fatores, sendo um dos principais a oferta e a demanda. Nesta época do ano, o preço tende a subir devido ao aumento do consumo de chocolate durante a Páscoa, o que eleva a procura pelo fruto.

“Nesse período da Páscoa há uma demanda maior por cacau, e isso acaba elevando o preço”, destacou o pesquisador.

No cenário internacional, o preço do cacau é definido pela Bolsa de Valores de Nova Iorque. Para o mês de maio — período pós-Páscoa —, a cotação está, em média, em oito mil dólares por tonelada. Os maiores produtores mundiais, como Gana e Costa do Marfim, utilizam essa cotação como base, o que influencia o valor pago aos produtores em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *