Em continuidade ao programa de capacitação de servidores, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) ministra desde segunda-feira, 7, até sábado, 12, treinamento aos técnicos da Representação Juruá (Repju), agora com foco nas atividades realizadas pela Diretoria de Infraestrutura, Indústria e Serviços (Diis), visando aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços ambientais prestados na região.
A capacitação se baseia na Portaria nº 39, de 27 de fevereiro de 2025, que trata sobre a necessidade de preparar, entre os integrantes do corpo técnico do núcleo, “a competência de licenciar, monitorar, fiscalizar, bem como emitir certidões e declarações ambientais vinculadas às Diretorias de Infraestrutura, Indústria, e Serviços (Diis), Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais Florestais e Fauna (DLAARFF) e Recursos Hídricos (DRH)”.
Na semana passada, já foram realizadas ações na parte de sistemas de licenciamento, geoprocessamento e práticas de campo para vistorias e fiscalização, pela DLAARFF.
A diretora da Diis, Ana Beatriz Souza, ressaltou a importância da atividade no sentido de dar maior celeridade aos processos de licenciamento, aprimorando a qualificação dos técnicos do núcleo para atender as demandas da região.
“Precisamos reforçar o que dá uma certa independência aos nossos servidores e fazer com que todas as representações falem uma linguagem única e estejam engajadas com as ações realizadas na capital, pois a ideia é que não seja mais necessário enviar os processos para Rio Branco para passar por análise”, explicou a gestora.
Estão envolvidos na qualificação servidores ligados à Diis, Departamento de Infraestrutura, Indústria e serviços (Dlaiis), Divisão de Infraestrutura (Dinfra), Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira (DGAF) e Divisão de Atendimento e Processos de Licenciamento (DAPL).
“Estamos realizando atividades teóricas e ações práticas de campo, mostrando como realizar vistorias em loteamentos, usina de asfalto, subestação de energia termoelétrica, frigorífico, hospitais e unidades de saúde e construção de relatórios”, complementou a chefe da Dinfra, Maria Antônia Alcilene.
Alinhamento de ações
A chefe da Representação Juruá, Lacione Maia, mencionou a importância do alinhamento dos serviços realizados na capital e no interior, no sentido de unificar as atividades.

“Estamos agradecidos por esse alinhamento das duas divisões, Infraestrutura e Serviços. Aprendemos, tiramos dúvidas e entendemos mais sobre a legislação pertinente, cada tipo de atividade designada através da portaria de desconcentração. A gente pretende atuar na Regional do Juruá de forma que possa realizar as atividades e padronizar os processos. Queria agradecer aos colegas que vieram, a diretora Ana Beatriz e o nosso presidente André Hassem, que tem tido um olhar especial para o Vale do Juruá”, afirmou.