Imac capacita técnicos do Juruá para agilizar licenciamentos

Capacitação busca alinhar servidores do interior com os da capital para dar mais agilidade ao licenciamento ambiental no Vale do Juruá.

Redação
Capacitação foi ministrada na Representação Juruá. Foto: Renata Mota/Imac

Em continuidade ao programa de capacitação de servidores, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) ministra desde segunda-feira, 7, até sábado, 12, treinamento aos técnicos da Representação Juruá (Repju), agora com foco nas atividades realizadas pela Diretoria de Infraestrutura, Indústria e Serviços (Diis), visando aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços ambientais prestados na região.

A capacitação se baseia na Portaria nº 39, de 27 de fevereiro de 2025, que trata sobre a necessidade de preparar, entre os integrantes do corpo técnico do núcleo, “a competência de licenciar, monitorar, fiscalizar, bem como emitir certidões e declarações ambientais vinculadas às Diretorias de Infraestrutura, Indústria, e Serviços (Diis), Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais Florestais e Fauna (DLAARFF) e Recursos Hídricos (DRH)”.

Na semana passada, já foram realizadas ações na parte de sistemas de licenciamento, geoprocessamento e práticas de campo para vistorias e fiscalização, pela DLAARFF.

A diretora da Diis, Ana Beatriz Souza, ressaltou a importância da atividade no sentido de dar maior celeridade aos processos de licenciamento, aprimorando a qualificação dos técnicos do núcleo para atender as demandas da região.

“Precisamos reforçar o que dá uma certa independência aos nossos servidores e fazer com que todas as representações falem uma linguagem única e estejam engajadas com as ações realizadas na capital, pois a ideia é que não seja mais necessário enviar os processos para Rio Branco para passar por análise”, explicou a gestora.

Estão envolvidos na qualificação servidores ligados à Diis, Departamento de Infraestrutura, Indústria e serviços (Dlaiis), Divisão de Infraestrutura (Dinfra), Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira (DGAF) e Divisão de Atendimento e Processos de Licenciamento (DAPL).

“Estamos realizando atividades teóricas e ações práticas de campo, mostrando como realizar vistorias em loteamentos, usina de asfalto, subestação de energia termoelétrica, frigorífico, hospitais e unidades de saúde e construção de relatórios”, complementou a chefe da Dinfra, Maria Antônia Alcilene.

Alinhamento de ações

A chefe da Representação Juruá, Lacione Maia, mencionou a importância do alinhamento dos serviços realizados na capital e no interior, no sentido de unificar as atividades.

Equipe de técnicos de Rio Branco foi até Cruzeiro do Sul para treinar servidores da Representação Juruá. Foto: Renata Mota/Imac

“Estamos agradecidos por esse alinhamento das duas divisões, Infraestrutura e Serviços. Aprendemos, tiramos dúvidas e entendemos mais sobre a legislação pertinente, cada tipo de atividade designada através da portaria de desconcentração. A gente pretende atuar na Regional do Juruá de forma que possa realizar as atividades e padronizar os processos. Queria agradecer aos colegas que vieram, a diretora Ana Beatriz e o nosso presidente André Hassem, que tem tido um olhar especial para o Vale do Juruá”, afirmou.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *