Cruzeiro quer diversificar para garantir Segurança Alimentar e aquecer economia

Meta é apoiar 400 agricultores com produção diversificada priorizando café, peixe e cacau, incluindo os sistemas agroflorestais

Itaan Arruda
Agricultor de Cruzeiro do Sul espalha grãos de café para secagem ao sol, etapa essencial para garantir a qualidade do produto.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, aposta na diversificação da base produtiva para garantir Segurança Alimentar no setor rural e aquecer a economia com a comercialização do excedente.

Além da “Farinha de Cruzeiro” (que já possui o selo de identificação geográfica), a Secretaria de Agricultura de Cruzeiro do Sul aposta em mais três culturas: peixe, café e cacau.

No momento, os servidores da secretaria estão em fase de planejamento e debate com as diversas comunidades ao longo da bacia do Juruá. Já fizeram contato no Rio Valparaíso, no Rio Mirim e, em breve, devem estar no Rio Liberdade. Desse trabalho de prospecção saíra um mapeamento de produção, produtividade e gargalos no escoamento.

Prefeito Zequinha Lima quer diversificar a base produtiva de Cruzeiro. Além da farinha, prioriza peixe, café e cacau. Foto: Secom

Na piscicultura, já foram construídos 408 tanques de piscicultura. “Isso não é apenas para garantir comercialização, mas também para garantir a Segurança Alimentar”, diz o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento Nildson Costa de Moura.

A piscicultura, de acordo com o secretário, só fica atrás da produção de açaí. O principal produto continua sendo a farinha.

Nesse segundo mandato, o prefeito Zequinha Lima tem um projeto que tem objetivo de atender 100 produtores por ano. Serão 400 produtores ao final do mandato que receberão uma área de 1 hectare plantado com mudas, assistência técnica e irrigação.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *