Restaura Amazônia quer recompor floresta em assentamentos

Prioridade é replantar vegetação nativa na região chamada de Arco do Desmatamento: do leste do Maranhão ao Acre

Itaan Arruda
Ministério do Meio Ambiente quer recompor 6 milhões de hectares de florestas com produção agrícola sustentável. Foto: Agência Brasil

O programa Restaura Amazônia vai destinar R$ 150 milhões para 27 projetos de assentamento existentes no Arco do Desmatamento (área que compreende do leste maranhense até o Acre). Cada projeto pode acessar até R$ 5 milhões. O edital foi lançado na sexta-feira (21), Dia Mundial das Florestas.

Inscrições podem ser feitas até 21 de junho. “As propostas poderão ser apresentadas por entidades sem fins lucrativos, como institutos, fundações associações e cooperativas, constituídas há, pelo menos, dois anos. Os projetos podem ser desenvolvidos por instituições consorciadas, com o apoio de parceiras públicas como universidades, órgãos municipais e estaduais”, informa o site do Ministério do Meio Ambiente.

“O programa dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pretende restaurar seis milhões de hectares de floresta nativa, retirando 1,65 bilhão de toneladas de CO² da atmosfera até 2030”, reforça o site.

A ideia é conciliar a restauração florestal com produção agrícola sustentável.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *