Superintendente do MAPA destaca protagonismo do Acre na defesa agropecuária

Durante evento de assinatura do plano de contingência, Paulo Trindade reforça importância da qualificação técnica e do fortalecimento institucional para o avanço do agronegócio

Luiz Eduardo Souza

Durante a assinatura do plano de contingência para proteção da zona livre de febre aftosa sem vacinação, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no Acre, Paulo Trindade, destacou o papel de excelência desempenhado pelos servidores da unidade e o protagonismo do estado no cenário nacional da defesa agropecuária.

Em sua fala, Trindade ressaltou que o Acre já possui há algum tempo o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, fruto de um trabalho técnico bem executado. “Um Estado pujante, que necessita de investimentos para fortalecer ainda mais os nossos frigoríficos e, dessa forma, toda a cadeia produtiva”, pontuou.

Ele enfatizou que a qualidade da estrutura sanitária e a qualificação dos servidores têm impacto direto na abertura de mercados internacionais. Segundo ele, autoridades do MAPA e da SRI reconhecem o quanto é mais fácil acessar novos mercados quando há segurança alimentar e sanidade comprovada.

“O fortalecimento institucional, seja com mais servidores, estrutura física ou equipamentos, contribui diretamente com a atividade do Ministério da Agricultura. Um instituto fortalecido é também uma base sólida para o produtor rural”, afirmou.

Paulo Trindade também compartilhou experiências recentes, como a visita ao município de Jaru, em Rondônia, onde viu de perto o impacto positivo de um frigorífico bem estruturado na economia local. Para ele, iniciativas como o plano de contingência são fundamentais para garantir a segurança sanitária, valorizar o produto final e beneficiar diretamente o produtor.

“A gente sabe do crescimento que vem tendo o agronegócio em nosso estado. Isso é fruto de trabalho, de pessoas comprometidas”, concluiu, agradecendo a todos os servidores envolvidos e reafirmando o compromisso do MAPA com o fortalecimento do setor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *