Os agricultores e pecuaristas da região da Transacreana, a mais produtiva no entorno da Capital, podem ficar isolados, caso não haja intervenção do Deracre. Em um trecho da estrada, a chuva de sexta-feira fez com que parte da estrada cedesse.
“Essa obra foi entregue há um ano e olha como está hoje”, diz o presidente do Sindicato dos Extrativistas e Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa), Josimar Ferreira do Nascimento, o “Josa”, mostrando parte da pista caída em uma pequena ribanceira.
O sindicalista reclama que a vazante de água foi construída no local errado. “Foi construída na subida da ladeira”, apontou. “Ali onde está encharcado vai ceder”.
O Deracre tem consciência do problema. Isso é constatado pela sinalização colocada pelo Departamento de Estradas e Rodagens no local onde houve queda da pista. A assessoria do Deracre foi acionada para saber quando haverá intervenção. Respondeu por meio de uma nota.
Nota | AC-90
O Governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), informa que deslocou equipe técnica para a rodovia AC-90 (Transacreana) para executar a recuperação de um trecho da via, incluindo a devida sinalização para garantir a segurança dos usuários.
Em relação à recuperação do trecho, o Deracre esclarece que a área já se encontra sinalizada e que aguarda apenas a ocorrência de um período de estiagem para mobilizar a equipe responsável pela execução do serviço. A expectativa é de que a equipe seja deslocada até o final desta semana.
O órgão informa ainda que os recursos federais destinados às rodovias estaduais (ACs) estão suspensos desde agosto. Mesmo diante desse cenário, o Deracre mantém os serviços de manutenção com equipes próprias, assegurando a continuidade das ações na malha viária estadual.
Sula Ximenes
Presidente do Deracre
