O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Instituto Chico Mendes de Conservação, o Núcleo de Gestão Socioambiental e Turismo de Base Comunitária e o Conselho Deliberativo da Resex Chico Mendes convidam produtores agrícolas, acadêmicos, estudantes, dirigentes de instituições públicas e de representação de classe para debater a reserva extrativista.
Serão dois dias de encontro realizados no auditório da Livraria Paim, na Rua Rio Grande do Sul, 311, no Centro de Rio Branco. A programação é extensa para apenas dois dias. Haverá a posse dos novos conselheiros do Conselho Deliberativo da Resex Chico Mendes (esses conselheiros terão mandato até 2027); apresentação do Projeto Esperançar Chico Mendes, uma parceria do MMA, com Ufac. Será feita também uma avaliação do Plano de Manejo Integrado do Fogo, além da avaliação do Termo de Adequação a ser celebrado com as famílias de perfil passível de regularização, para inclusão no novo cadastro de famílias beneficiárias.
Um dos pontos que podem render mais debates é no segundo dia, na reativação do grupo de Acompanhamento do Perfil da Família Beneficiária da Resex Chico Mendes. isso faz parte do processo de reconhecimento dos perfis das famílias ribeirinhas e agricultoras familiares, “em especial aquelas residentes nos seringais que foram alvo do estudo realizado pelo Grupo de Trabalho do Conselho Deliberativo da unidade em 2011 (Nova Esperança, Santa Fé, Rubicon e Porvir)”, pontua documento oficial de convite sobre a XXV Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Resex Chico Mendes.
Esse encontro vai definir o Plano de Ação para o mandato de 2025 a 2027 dos novos conselheiros.
