Fórum Empresarial do Acre promove Congresso Internacional sobre Pecuária Leiteira

O VI Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental (Cipel) coloca em pauta problemas reais da rotina do produtor

Redação
Presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, Assuero Veronez (em pé) destaca ambiente qualificado para debater a realidade do produtor de leite da região. (Foto: Cedida)

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, em parceria com o Sebrae/AC e a Universidade Federal do Acre (Ufac), iniciou o VI Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental (Cipel) nesta quinta-feira, 30. 

Com palestras, debates, premiações e um dia de campo, o evento reúne produtores, especialistas, estudantes e instituições para discutir ideias, desafios e oportunidades da pecuária leiteira na Amazônia. O congresso segue até sábado (1º) com uma visita técnica ao Rancho São Bento. 

O presidente do Fórum, da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/AC, Assuero Veronez, participou da abertura do evento nesta quinta no Sebrae/AC. 

“O Acre é importador de leite de outros estados, especialmente de Rondônia, e não conseguimos produzir em quantidade suficiente para abastecer a nossa população. Isso precisa ser discutido, precisa ter política adequada para o produtor de leite. Produzir leite não é fácil, é um sacrifício muito grande, é uma atividade basicamente de pequeno produtor e cabe nessas discussões, como o Cipel, buscar caminhos para que possamos resolver definitivamente a produção de leite aqui no estado”, destacou Assuero Veronez. 

A abertura do congresso contou ainda com a participação do prefeito Tião Bocalom, do chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, do vice-reitor da Ufac, Josimar Batista, do secretário de Agricultura de Rio Branco, Eracides Caetano, do chefe de departamento de Agronegócio do Estado, Jalceyr Pessoa, de um grupo de estudantes do Peru, dentre representantes de órgãos e instituições parceiras. 

O prefeito Tião Bocalom destacou que a prefeitura tem atuado em diferentes frentes de trabalho para garantir assistência ao produtor. 

“Sempre entendi que café com leite é a saída para a agricultura familiar. nós precisamos fazer isso o mais rápido possível que a gente está no agro. Por meio da nossa Secretaria de Agricultura, montamos todo um projeto, temos dois veterinários contratados, diversos agrônomos, técnicos agrícolas, estamos fazendo ramal, dando assistência técnica, incentivando o produtor e fomentando a produção”, disse. 

O coordenador do Grupo de Trabalho de Pecuária Leiteira, professor da Ufac e organizador do evento, Eduardo Mitke, explicou que um dos objetivos do congresso este ano é capacitar os produtores. 

“Nossa ideia é capacitar ainda mais produtores, técnicos e estudantes para que a gente possa realmente alavancar a pecuária leiteira do estado e na região. É o maior congresso de leite da região Norte. Estamos conseguindo fazer, trazê-los para a capacitação. Eu acho que isso é um ponto fundamental e um diferencial das outras edições”. 

Palestras 

Pela manhã, técnico do Sebrae/AC Jailson Araújo palestrou sobre educação financeira e sucessão familiar, Jean Paulo Gotelip, representante da empresa Norte Rebanho, fez uma apresentação sobre as vantagens e os desafios da utilização da transferência de embriões em gado leiteiro. 

Foi ministrada ainda uma palestra sobre a atual situação e os desafios para evolução dos status sanitário brasileiro. Os debates seguem pela tarde desta quinta e na sexta-feira, 31. 

Cipel

O Cipel tem como propósito reunir produtores rurais, pesquisadores, estudantes e instituições para promover o fortalecimento da cadeia produtiva do leite na região amazônica. 

Busca facilitar o diálogo entre ciência, prática e gestão, estimulando práticas mais eficientes, sustentáveis e adaptadas à realidade regional.

Público-alvo: 

Produtores de leite e pecuaristas da Amazônia Ocidental

Técnicos, consultores e profissionais ligados à cadeia leiteira

Estudantes e pesquisadores em agronomia, zootecnia, produção animal

Instituições públicas e privadas que atuam no agronegócio leiteiro

Temáticas principais

Educação Financeira e Sucessão Familiar 

Controle biológico de carrapato com fungos

A diferença entre ver e enxergar seu pasto

Manejo primordial na criação de bezerras

Mudando de vida com a produção de leite

(Texto da Assessoria do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre)

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *