Café e pecuária sustentam alta no terceiro trimestre, diz Cepea

Indicador calculado pelo Cepea/Esalq-USP acumula alta de 13,7% até setembro, impulsionado por café e pecuária, apesar da queda de 4,9% no terceiro trimestre

Luiz Eduardo Souza

Impulsionado pelo bom desempenho do café e da pecuária, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) segue em alta no acumulado de 2025, mesmo após perder força entre julho e setembro. Calculado pelo Cepea/Esalq-USP, o indicador registrou queda de 4,9% no terceiro trimestre, mas ainda acumula elevação de 13,7% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período de 2024. Até o fim do primeiro semestre, o avanço era de 18,3%.

Apesar da desaceleração, o IPPA/Cepea mantém desempenho superior ao dos principais índices de comparação: o FMI Food & Beverage Index (em reais) subiu 7,35%, os produtos industriais (IPA-OG-DI) avançaram 4,09%, e a taxa de câmbio valorizou 7,91%.

Cana, café e pecuária em destaque

Entre os grupos que compõem o IPPA, o Cana-Café e a Pecuária foram os que mais contribuíram para o resultado positivo, com altas de 23,6% e 22,9%, respectivamente. O bom desempenho do café no início do ano foi determinante: os preços atingiram níveis recordes reais devido à oferta limitada e à demanda firme no mercado internacional. No entanto, o produto sofreu recuo de 11,9% no terceiro trimestre, enquanto a cana-de-açúcar acumulou queda de 2,6%.

Na pecuária, todos os produtos registraram valorização: arroba bovina (+33%), suínos (+19,9%), ovos (+16,6%), frango (+12%) e leite (+8,5%).

Grãos e hortifrutícolas

O grupo Grãos apresentou avanço de 5,4%, impulsionado principalmente pelo milho, que subiu 25,2%. Também tiveram aumentos o trigo (+6,3%), soja (+2,7%) e algodão (+3,1%). O destaque negativo foi o arroz, com expressiva queda de 32,1% até setembro.

Já o grupo Hortifrutícolas segue em baixa, com recuo de 15% no acumulado do ano. A principal pressão veio da batata (-55%), acompanhada de reduções no tomate (-9%), banana (-15,1%), laranja (-16,2%) e uva (-7,5%).

Mesmo com a retração no terceiro trimestre, o IPPA/Cepea confirma que os preços agropecuários continuam elevados em 2025, refletindo a força das cadeias cafeeira e pecuária, que seguem sustentando o bom desempenho do setor rural brasileiro.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *