O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) confirmou que os produtores de soja do estado estão seguindo corretamente as regras do vazio sanitário, estratégia de prevenção à ferrugem asiática da soja. Durante o período de 90 dias, iniciado em 20 de junho e encerrado em 20 de setembro, os agricultores eliminaram plantas remanescentes da safra anterior e evitaram o plantio na área, conforme determina a norma federal.
Ligiane Amorim, coordenadora do Programa de Sanidade das Grandes Culturas do Idaf, explicou que, apesar de algumas rebrotas espontâneas serem encontradas, não houve plantio irregular e nenhuma notificação foi emitida. “Nas áreas em que identificamos plantas de rebrota, os produtores realizaram o controle rapidamente. Não houve plantio durante o período do vazio, o que mostra o comprometimento com a sanidade da cultura”, destacou.
O Idaf reforça que o monitoramento continua durante a próxima safra, com fiscalização nas propriedades cadastradas e ações preventivas de controle da ferrugem asiática, incluindo a aplicação de fungicidas antes do surgimento da doença.