O Acre aparece na 4ª colocação entre os estados da Região Norte no pilar de Sustentabilidade Social, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2025. O estado fica à frente do Pará, Amapá e Roraima. A liderança regional é de Rondônia.
O indicador integra um dos principais eixos avaliados pelo ranking nacional e mede a capacidade dos governos estaduais de reduzir vulnerabilidades sociais e ampliar o acesso da população a direitos fundamentais. Mais do que renda, a análise considera múltiplas dimensões do bem-estar social, com atenção especial aos grupos mais vulneráveis.
Com peso de 11,7% na composição geral do ranking — o segundo maior entre todos os pilares avaliados — a Sustentabilidade Social reúne dados relacionados à saúde, pobreza, condições de moradia, saneamento básico e promoção do trabalho decente.
Esses fatores permitem aferir o quanto os estados conseguem garantir qualidade de vida à população, fortalecer a autonomia dos cidadãos e ampliar as oportunidades de inserção econômica.
