Empreendedores têm o dia 30 se atualizar no Simples Nacional

Empreendedores têm até o dia 30 para solicitar ingresso ou retorno ao regime tributário simplificado para 2026

Luiz Eduardo Souza

Empreendedores acreanos que desejam aderir ou retornar ao Simples Nacional em 2026 têm até esta sexta-feira, 30, para realizar a solicitação. O prazo foi reforçado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O pedido deve ser feito exclusivamente pelo site do Simples Nacional. Para a adesão, as empresas precisam estar com o CNPJ regularizado, além de possuir inscrição municipal e, quando exigido, inscrição estadual.

O Simples Nacional é um regime tributário voltado a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs), oferecendo vantagens como a unificação de tributos e a simplificação no recolhimento de impostos.

“O Simples Nacional torna mais fácil para as empresas cumprir suas obrigações com o fisco e organizar a própria contabilidade”, destacou o secretário da Fazenda do Acre, Amarísio Freitas.

Criado pela Lei Complementar nº 123/2006, o regime proporciona um sistema favorecido de arrecadação para pequenos negócios. Para ingressar ou retornar ao Simples, é fundamental que o contribuinte esteja em dia com débitos e pendências cadastrais.

Empresas que foram excluídas do regime por inadimplência podem solicitar o retorno, desde que regularizem todas as pendências até o dia 30 de janeiro e façam um novo pedido dentro do prazo.

Simples Nacional e Reforma Tributária

A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, mantém o Simples Nacional e não prevê alterações no regime para este ano. As mudanças começam a ser implementadas gradualmente a partir de 2027.

Entre as novidades, as empresas poderão optar por destacar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), possibilitando a geração de créditos aos clientes, ou seguir no modelo atual de tributação. A proposta busca integrar os pequenos negócios ao novo sistema de IVA Dual, sem retirar os benefícios do Simples Nacional.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *