“Se o governo comprar 100 mil quilos, voltamos a produzir”

Fruticultores de Capixaba ainda alimentam esperança de vender produção para merenda escolar

Itaan Arruda

Agricultores de base familiar do município de Capixaba, vinculados à Associação Unidos para Vencer, estão em processo de negociação para venda de 100 toneladas de frutas para o Governo do Acre.

“Se o Governo comprar 100 mil quilos, voltamos a produzir, sem dúvida”, afirmou a presidente da Cooperativa Agroextrativista Santa Fé (Coafe), Nilva da Cunha Lima. O assunto foi novamente debatido pelos agricultores de base familiar durante uma confraternização usada como instrumento para debate de decisões estratégicas para o ano de 2026.

Ano passado, de acordo com a presidente, o Governo comprou dos fruticultores da região apenas 4 toneladas. “Mas tenho fé em Deus que essa situação vai se resolver”, afirmou a presidente da cooperativa.

Em declaração ao site ac24agro, que relatou críticas feitas pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Valdemiro Rocha, sobre a inexistência de uma política de compras governamentais eficiente, o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho pontuou. “Sobre a crítica da OCB de que não compramos, não é real. Compramos 100% do Programa Nacional de Alimentação Escolar da agricultura familiar. Assim sendo, as compras de popas, verduras, entre outros produtos, são feitas junto ao credenciamento direto com produtor, associações e cooperativas”. 

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *