ABDI investe na construção de laboratório de análise de solo em Cruzeiro

Assinatura do convênio com o Ifac formaliza repasse de R$ 660 mil na construção de um instrumento que vai melhorar a eficiência das decisões dos produtores

Itaan Arruda

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) formalizou o repasse de R$ 660 mil ao Instituto Federal do Acre (Ifac) por meio de um convênio. O recurso viabiliza a construção do Laboratório de Análise de Solos do Juruá com condições de realizar até 10 mil operações nos primeiros dois anos de uso.

Aos poucos, a ausência de mecanismos de análise de solo vai sendo corrigida na rotina do produtor agrícola de base familiar. Sem essa estrutura, os poucos produtores que se preocupavam em fazer essa verificação tinham que enviar as amostras para outros estados e os resultados demoravam a sair.

O Laboratório de Análise de Solos do Juruá deve atender aos produtores de café de Mâncio Lima e também dos municípios Amazonenses de Guajará e Ipixuna.

“Investimos na indústria, mas também investimos na base. Porque se a gente cuida do solo, a planta responde e o bolso do produtor agradece”, afirmou a diretora de Indústria e Sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida.

O Complexo Industrial do Café do Juruá em Cruzeiro do Sul, quando for concluído, ficará maior que o de Mâncio Lima. Começa com 6 secadores e descascadores. Mas amplia para 16 secadores quando estiver totalmente ampliado.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *