O presidente da Federação das Indústrias do Acre e deputado federal, José Adriano (Progressistas/AC), alertou diretamente o governador Gladson Camelí sobre os riscos de se inaugurar a Ponte da Sibéria nesta sexta-feira (21), conforme programado.
A questão não guarda relação com a infraestrutura da ponte, garante Adriano. “São muitos detalhes para uma obra ser inaugurada com segurança”, afirmou o presidente que tem acompanhado a execução do projeto. “Tem algumas coisas que não daria para concluir com garantia de qualidade e segurança”.
Um dos detalhes apontados pelo presidente da Fieac foi, por exemplo, o estacionamento. A proposta era fazer com tijolo cerâmico. Como tem chovido muito na região nas duas últimas semanas, o tijolo cerâmico, assentado em uma plataforma para estacionamento e, no dia seguinte, com toda umidade, o solo ficar muito vulnerável. “Abre-se a possibilidade de um carro pesado, no dia da inauguração, ficar atolado. Aí cria-se um inconveniente e é tudo o que não se quer”, afirmou Adriano.
A orientação é para que fosse adiado por cinco ou 10 dias. O argumento do presidente da Fieac, que é da área da Construção Civil, é que “uma comunidade que já esperou a vida toda pela obra, esperar mais 10 dias não teria problema”. Em nota, o Deracre anuncia adiamento por dois dias. A ponte será inaugurada no domingo, dia 23.
Nota do Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), informa que a inauguração da Ponte da Sibéria, em Xapuri, não poderá ocorrer nesta sexta-feira, 21. Nas últimas duas semanas, as chuvas têm sido constantes, o que impossibilitou a conclusão de etapas que dependem de condições climáticas estáveis.
Mesmo com o trabalho das equipes em dois turnos e todo o esforço dos mais de 100 profissionais mobilizados, a continuidade das chuvas impediu o avanço necessário para entregar a obra com a segurança e a qualidade exigidas.
A inauguração será realizada no próximo domingo, 23, às 16h30.
Sula Ximenes
Presidente do Deracre
