Sistemas integrados e monitoramento climático nas cadeias produtivas motivam debate

Painel na COP30 coloca o processo de produção de produtos agrícolas e extrativistas em destaque

Redação
O debate não é apenas em o quê produzir. Mas como produzir. (Foto: Cedida/Secom)

O governo do Acre participou de mais um painel da COP30, em Belém (PA), na manhã desta quinta-feira, 20. O painel, realizado na Casa da Biodiversidade, teve como temática os sistemas integrados e monitoramento climático nas cadeias produtivas amazônicas.

A moderação do evento foi realizada pela secretário adjunto de Agricultura do Acre, Edvan Azevedo. Entre os painelistas estavam: Marco Bomfim , chefe da Embrapa-Maranhão; Jadiel Lins, coordenador do Plano ABC+ Maranhão; Ricarte Almeida, secretário adjunto da Agricultura Familiar do Maranhão; e Sérgio Delmiro, subsecretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão.

O painel abordou como a experiência com o sistema agroalimentar do babaçu inspirou a estratégia da Embrapa Maranhão. Foram apresentadas inovações tecnológicas e sociais desenvolvidas pela Embrapa Maranhão em parceria com as comunidades e produtores para o sistema agroalimentar do babaçu, visando o desenvolvimento territorial sustentável e como essa estratégia, ancorada em sistemas integrados, bioeconomia e inovação social, tem orientado a estratégia da Embrapa e pode ser uma referência para outros territórios e comunidades.

“Essa troca de experiências entre estados é importantíssima para que possamos colocar em prática novas estratégias. Discutimos os sistemas integrados em monitoramento climático nas cadeias produtivas amazônicas, onde foi apresentado o Projeto Fruta Nossa, o trabalho do estado do Maranhão no Consórcio Agroalimentar do Babaçu e também as florestas produtivas no estado do Maranhão, como exemplo para o restante da Amazônia, explicou o secretário-adjunto da Seagri, Edvan Azevedo.

(Texto de Janine Brasil, extraído da Agência de Notícias do Acre)

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *