No segundo dia da Semana Internacional do Café (SIC) 2025, em Belo Horizonte, o governador Gladson Cameli destacou o protagonismo do Acre no evento e anunciou R$ 8 milhões em novos investimentos voltados ao fortalecimento dos produtores de café do estado. O recurso, garantido na Lei Orçamentária Anual (LOA), será destinado a ações de incentivo, capacitação e estruturação da cadeia produtiva.
“Já está garantido praticamente 8 milhões de reais para os nossos produtores, para que a gente possa incentivar ainda mais. O fortalecimento do café é uma grande oportunidade que o Acre não pode perder”, afirmou o governador, ressaltando o papel estratégico do setor para a economia acreana.
Cameli elogiou o estande do Acre, um dos mais visitados da feira, e celebrou o fato de dois produtores acreanos estarem entre os 15 melhores cafés do Brasil no concurso Coffee of the Year. “O Acre é maravilhoso. É o melhor estande que tem aqui, sem dúvida. Isso mostra que o investimento e a dedicação dos nossos produtores estão dando resultado”, disse.
O governador também enalteceu o trabalho da Secretaria de Agricultura (Seagri) e do secretário Luís Tchê na expansão da cafeicultura. “Se eu pudesse dar uma nota mil, seria mil. O que está dando certo, não se mexe”, afirmou.
Encerrando a fala, Cameli reforçou que o Acre seguirá defendendo um modelo de agronegócio aliado à preservação ambiental, tema que será levado à COP30, em Belém (PA). “Estamos mostrando para o Brasil e para o mundo que é possível preservar e ter uma industrialização e um agronegócio fortalecidos. O Acre é exemplo disso”, concluiu.
