MP-AC investiga possíveis irregularidades ambientais em Cruzeiro do Sul

Procedimento apura queimadas em propriedades rurais na região do Juruá

Luiz Eduardo Souza
Fumaça encobre cidades do Acre, elevando níveis de poluição do ar

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou um Procedimento Preparatório para investigar possíveis irregularidades ambientais relacionadas a queimadas em propriedades rurais localizadas no município de Cruzeiro do Sul.

A iniciativa foi oficializada por meio da Portaria nº 115/2025, assinada pela promotora de Justiça Manuela Canuto de Santana Farhat, titular da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá.

O procedimento tem como objetivo verificar se as queimadas identificadas na região ocorreram de forma ilegal ou sem as devidas autorizações dos órgãos ambientais competentes. Caso sejam constatadas irregularidades, o MP-AC poderá adotar medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para responsabilizar os infratores e garantir a reparação dos danos ambientais.

Cruzeiro do Sul tem registrado, nos últimos meses, aumento no número de focos de calor, situação que preocupa autoridades ambientais e coloca em risco a qualidade do ar e a segurança das comunidades rurais.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *