O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou um Procedimento Preparatório para investigar possíveis irregularidades ambientais relacionadas a queimadas em propriedades rurais localizadas no município de Cruzeiro do Sul.
A iniciativa foi oficializada por meio da Portaria nº 115/2025, assinada pela promotora de Justiça Manuela Canuto de Santana Farhat, titular da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Juruá.
O procedimento tem como objetivo verificar se as queimadas identificadas na região ocorreram de forma ilegal ou sem as devidas autorizações dos órgãos ambientais competentes. Caso sejam constatadas irregularidades, o MP-AC poderá adotar medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para responsabilizar os infratores e garantir a reparação dos danos ambientais.
Cruzeiro do Sul tem registrado, nos últimos meses, aumento no número de focos de calor, situação que preocupa autoridades ambientais e coloca em risco a qualidade do ar e a segurança das comunidades rurais.