Ufac faz parceria com empresa privada e garante laboratório para análise de leite

Pesquisas e prestação de serviços aos produtores farão parte da rotina do novo espaço que teve equipamentos comprados por meio de emenda parlamentar do então deputado estadual Luiz Tchê, hoje, secretário de Estado de Agricultura

Itaan Arruda

A Universidade Federal do Acre inaugura nesta quinta-feira (7) o Laboratório de Bromatologia e Qualidade do Leite. É a melhor estrutura de análise de alimentos que passa a entrar em operação no Acre, provavelmente, a partir de setembro.

O projeto foi iniciado há dois anos e contou com o trabalho de articulação dos professores Bruna Laurindo Rosa (coordenadora), Fábio Augusto Gomes e Eduardo Mitke.

Um laboratório com esse perfil de atuação precisa da parceria da iniciativa privada para agilizar os procedimentos. A empresa paulista TPL (Tudo para Laboratório) foi a parceira escolhida e deve ser a administradora da unidade.

“O intuito da parceria é atender tanto as pesquisas da Universidade quanto o público externo, como técnicos de campo, proprietários rurais e empresas”, explica a professora doutora Bruna Laurindo Rosa, que vai coordenar os trabalhos na unidade.

O laboratório vai servir tanto para o Ensino e a prática da pesquisa quanto para a prestação de serviços à comunidade. “O intuito da parceria é atender tanto as pesquisas da universidade quanto o público externo, como técnicos de campo, proprietários rurais e empresas”, pontua a professora. “Em relação a preços das análises ainda não temos nada definido, pois a abertura para atendimento ao público se dará no próximo mês, provavelmente”.

A inauguração formal serve para apresentação do espaço físico, celebrar as parcerias que a instituição promoveu e divulgar as análises a serem realizadas.

O laboratório de Bromatologia fará análises como matéria seca, fibras em detergente neutro e ácido, avaliação dos teores de lignina, amido, proteína, gorduras e cinzas. Inicialmente, análises mais básicas. Sobre o leite, será feita avaliação da qualidade como teor de gordura, sólidos totais, avaliação da presença de micotoxinas, quantidade de células somáticas (células de renovação).

Os equipamentos do laboratório foram adquiridos por emenda parlamentar do então deputado estadual Luiz Tchê, atual secretário de Estado de Agricultura. A emenda foi no valor de R$ 150 mil.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *