Jorge Viana traz estande da Apex para Expoacre em valorização à produção local

Viana destacou que o foco da Apex na Expoacre é valorizar a produção local, especialmente aquela que vem da floresta e das comunidades tradicionais

ac24horas
Foto: Reprodução

Durante a abertura da tradicional Cavalgada da 50ª edição da Expoacre, neste sábado, 26, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, concedeu entrevista ao ac24horas e falou sobre o papel estratégico do Acre na agenda de desenvolvimento sustentável, além de confirmar a presença da Apex na feira e antecipar parte dos investimentos que devem ser anunciados durante a visita do presidente Lula ao estado.

“Não, eu cheguei de madrugada [a Rio Branco]. É muita coisa, porque esse meu trabalho agora na Apex me consome muito. E agora, com essa crise nos Estados Unidos, a gente está juntando muitas informações para ajudar as empresas”, disse Jorge.

Segundo ele, a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto, e uma ampla agenda está sendo construída para aproveitar a oportunidade de impulsionar investimentos estruturantes. “A vinda de um presidente, ainda mais com o Estado passando por tanta atividade, é uma oportunidade que a gente tem de ajudar a resolver alguns problemas graves: botar dinheiro nas BRs, ter programa na área de saúde, na área de educação, ter programa também de apoio ao setor produtivo todo”, ressaltou.

Viana destacou que o foco da Apex na Expoacre é valorizar a produção local, especialmente aquela que vem da floresta e das comunidades tradicionais. “É um evento que, quando eu fui governador, a gente abriu oito anos com show, mas com muitos negócios. Então, apoiar o setor produtivo, que vai de quem planta, de quem cria, às cooperativas, nós vamos surpreender”, destacou.

Ele afirmou que a presença da ApexBrasil e do Sebrae na feira será marcada pela inauguração de um espaço voltado à chamada nova economia da Amazônia. “Nós trouxemos porque a gente tem um programa chamado Inspira Mais, que foi feito em Cruzeiro do Sul, Brasileia, Sena Madureira, Rio Branco, pegando tudo o que tem de produção, desde os indígenas aos artesãos. Isso vai estar tudo na Expoacre”, pontuou.

O espaço será inaugurado no domingo (27) e, segundo Viana, foi preparado com dedicação e cuidado. “É muito bacana, a gente fez com muito amor e carinho, e é uma ideia de economia nova, economia da Amazônia, que a gente vai estar apresentando. Esse programa já levamos para o Rio Grande do Sul, é tudo a partir de produtos aqui do Acre e de outros estados da Amazônia e vamos levar isso pra COP de Belém”, finalizou.

(Texto de Saimo Martins, extraído do site ac24horas)

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *